BEM - VINDO


Nesse blog você encontrará assuntos relacionados ao design, seja ele de produto ou gráfico. O blog mostrará refêrencias e pesquisas relacionadas ao mundo do design buscando sempre repassar a informação correta a todos que visitam esse blog.

4/11/2010

Bom design?

Não há como falar em design industrial e não lembrarmos do designer industrial alemão Dieter Rams, por muitos anos esse notável designer desenvolveu produtos para a empresa Braun. Seus produtos ainda nos dias atuais servem de referência para vários designers. Segundo Rams, um produto deveria preencher 10 requisitos básicos, requisitos esses que veremos a seguir e que Dieter Rams chamou de os 10 mandamentos para o BOM DESIGN.

Segundo Dieter Rams:

1. O BOM DESIGN É INOVADOR.

Não se copia formas de produtos existentes. A essência da inovação deve ser facilmente perceptível em todas as funções do produto. Podemos utilizar um produto já existente e aplicar um função totalmente nova.

2. O BOM DESIGN FAZ O PRODUTO ÚTIL. 

O produto é comprado para ser usado. Ele deve servir ao seu propósito, tanto nas funções primárias quanto nas secundárias. A tarefa mais importante do design é otimizar o uso do produto.

3. O BOM DESIGN É ESTÉTICO. 

A qualidade estética de um produto e a fascinação que ele inspira, é uma parte integral da utilidade do produto. É preciso ter um bom olho, treinado através de anos e anos de experiência para se desenhar a conclusão correta.

4. O BOM DESIGN AJUDA O PRODUTO A SER ENTENDIDO. 

Ele evidencia as estruturas do produto. Faz com que o produto fale. O produto é auto-explicativo e evita a árdua tarefa de ler um manual de instruções. 

5. O BOM DESIGN NÃO ATRAPALHA.  
Produtos que possuem esta característica são ferramentas e não obras de arte ou de decoração. O seu design deve sempre ser neutro. 

6. O BOM DESIGN É HONESTO.

Um produto desenhado honestamente não diz que tem características que não existem. O design não influencia ou manipula os compradores e usuários. 

7. O BOM DESIGN É DURÁVEL. 

Nada da moda que possa cair amanhã. Esta é uma das maiores diferenças entre produtos bem desenhados e objetos triviais. Desperdício não deve ser tolerado. 

8. O BOM DESIGN É CONSISTENTE ATÉ O ÚLTIMO DETALHE. 

Todos os detalhes do protudos são evidenciado. São os detalhes que fazem a diferença, no meio de tantos produtos com a mesma função os detalhes e que dirão o quanto seu produto se diferenciará da concorrência.
 
9. O BOM DESIGN SE PREOCUPA COM O MEIO-AMBIENTE. 

O design deve contribuir para o meio-ambiente e usar os materiais de uma forma inteligente.Utilizar o máximo dos materiais, minimizando as sobras de matéria-prima e reaproveitando-a talvez para uma outra função.

10. O BOM DESIGN É O MENOS DESIGN POSSÍVEL.


De volta à pureza, à simplicidade. A célebre frase de Dieter Rams: Weniger, aber besser. Menos, porém melhor. É um dos princípios mais seguindos no mundo, inclusive por empresas famosas com a Apple. Rams passou anos revolucionando o design na Braun, criando produtos atemporais.

2 comentários:

  1. Parabéns, ótimo post. Esta dificil de achar no mercado, pessoas (designer no caso) que sigam estes iténs. Gostei muito deles, principalmente do itém 10.
    Sucesso com o blog, abç.

    ResponderExcluir