BEM - VINDO


Nesse blog você encontrará assuntos relacionados ao design, seja ele de produto ou gráfico. O blog mostrará refêrencias e pesquisas relacionadas ao mundo do design buscando sempre repassar a informação correta a todos que visitam esse blog.

4/12/2010

O Briefing

O briefing nada mais é do que a base para o desenvolvimento de um bom projeto, nele você obterá as primeiras informações à respeito do produto a ser desenvolvido e da empresa que irá produzí-lo. Devemos absorver informações essenciais passadas pelos nosso cliente, podemos citar as mais importantes:

  • recursos físicos da empresa: muitas vezes nosso cliente nos solicita um produto que não se encaixa na infra-estrutura fábril dele, isso tornam os processos inviáveis para a produção e nosso trabalho ficará bem mais direcionado na questão de formas e processos do produto;
  • mão-de-obra qualificada: precisamos saber qual o nível de instrução dos operários da fábrica, isso é importante para evitarmos confusões ou interpretações erradas na hora da produção do produto;
  • para qual classe social o produto será destinado: muitas vezes nosso cliente tem um classe social pré-definida para atingir, obtendo essa informação conseguiremos obter características próprias de cada classe social e desenvolver um projeto que será facilmente assimilado com a classe destinada;
  • quais os recursos financeiros disponíveis: esse é o grande problema encontrado por muitos designers,  é comum nosso cliente querer um novo projeto para alavancar as vendas da empresa, porém geralmente os recursos destinados a esse desenvolvimento são baixos, cabe ao designer encontrar soluções inovadoras de baixo custo e que satisfaçam a empresa e o público consumidor;
  • quais os fornecedores do seu cliente: saber um lista de fornecedores do cliente é importantíssimo; pois geralmente a empresa já é parceira dos mesmos e provavelmente irá utilizar produtos ou serviços deles. Devemos nos aprofundar nas novidades de cada fornecedor e tentar encontrar soluções para o desenvolvimento do projeto;
  •  conhecer a política da empresa: conhecer como a empresa se porta perante ao seu mercado consumidor e de extrema importância, devemos vincular o novo produto as políticas da marca à qual ele irá representar. Por exemplo se uma empresa prioriza os detalhes de seu produto, ao desenvolver um novo produto também priorizaremos os detalhes, mas sempre baseados nos dados coletados na pesquisa de mercado - Quem nos indicará as tendências será nosso mercado consumidor, mas esse assunto falarei em um próximo momento;

A partir da coleta desses importantes dados poderemos facilitar o desmembramento do projeto e seguir com o próxima etapa do projeto  A PESQUISA DE MERCADO. Lembre-se um briefing bem elaborado e claro nos evitará dores de cabeça nas próximas etapas e provavelmente muitos erros ou equívocos serão evitados no decorrer do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário